REBIO Pouso Alegre
MG

estatísticas da área

Espécies registradas::
164
Espécies com foto:
160
Espécies com som:
36
Total de registros:
419
Total de fotos:
368
Total de sons:
51

primeiros registros fotográficos

canário-do-mato
Tomaz Bocardi
biguatinga
Teca Resende
beija-flor-rubi
Henrique Almeida Decottignies
suiriri-de-garganta-branca
Henrique Almeida Decottignies
martim-pescador-pequeno
Henrique Almeida Decottignies

primeiros registros sonoros

piolhinho-verdoso
José Nélio Miranda
arapaçu-de-garganta-branca
Cairo Henrique Gonçalves
caneleiro-verde
Cairo Henrique Gonçalves
tangarazinho
José Nélio Miranda
barbudo-rajado
Cairo Henrique Gonçalves
Áreas de Observação

Reserva Biológica Pouso Alegre

A Reserva Biológica Municipal de Pouso Alegre, é um fragmento de Mata Atlãntica, localizado na Serra de Santo Antônio e faz parte do Parque Natural Municipal Fernando Bonillo, em Pouso Alegre / MG. É uma área fechada ao público, onde é proibida a entrada de pessoas estranhas. O local é bem preservado com árvores centenárias e mata bem fechada. O local também possui nascentes de água pura e cristalina; Diversas espécies de animais vivem nessa área; Vem sendo utilizado para soltura de diversos animais resgatados das mãos do homem. Suçuaranas, Pequenos Lobos, Preás, Bugios, Micos da Serra Escuros, Preás, Pacas, Cobras, entre outros são moradores desta bela área de preservação… Lamentavelmente, tem sido alvo de caçadores que, durante os finais de semana e feriados invadem o local durante a noite em busca de animais e aves…

A tipologia vegetal é Floresta Estacional Semidecidual segundo a classificação proposta por Velozo et al., (1991) e o conjunto de fragmentos florestais que recobre a Serra de Santo Antônio na qual está inserida A Reserva Biológica Municipal de Pouso Alegre e se constitui em um importante reduto de biodiversidade que merece ser preservado.

Outras fisionomias vegetais ocupam as “zonas de amortecimento” no entorno do Parque Municipal e Reserva Biológica, sendo constatadas formações de origem antrópica e exuberantes formações ripárias nativas integrantes das matas ciliares que ocupam a vasta planície aluvial da Bacia do Rio Sapucaí, sendo a tipologia vegetal considerada Floresta Estacional Semidecidual, nos domínios fitogeográficos da Mata Atlântica. O Parque Municipal é caracterizado por formações vegetais variadas em termos fisionômicos, abrigando formações em vários estágios de sucessão ecológica.

História

Como foi formada, eventos relevantes…

Lei nº 3.412, 13/03/98

Infra-estrutura

Área particular, fechada ao público.

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências